quarta-feira, 20 de julho de 2011

FASE PRÉ OPERATÓRIA

Esta fase tem início quando a intervenção cirúrgica é decidida e termina quando o cliente estiver na mesa de cirurgia.É nesta fase que se inicia as orientações de um cuidadoso preparo de acordo com cada tipo de cirurgia.
O objetivo da assistência é promover o melhor estado físico e psicológico do cliente, visando evitar complicações no período pós-operatório.
O conteúdo do ensino pré-operatório imediato deve incluir informações sobre,procedimentos para preparação cirúrgica,a seqüência de eventos pela o cliente será submetido,o tipo de incisão prevista,hora da cirurgia,medicação pré-anestésica,as expectativas quanto a participação do cliente,a função dos vários membros da equipe hospitalar como:Cirurgiões,anestesistas,enfermeiros e o próprio cliente e a finalidade de diversos tipos de procedimentos pós-operatório de rotina.
Estas orientações devem ser fornecidas ao cliente pelo cirurgião e/ou enfermeiro do centro cirúrgico.
É importante na unidade de clinica cirúrgica o preenchimento do instrumento de "controle de cuidados pré-operatório imediato".Estes dados auxiliarão a equipe do centro cirurgico a iniciarem a assistência,livre de riscos ao cliente.