segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Organização do cc

Dividido em 3 partes :

Equipe de:

anestesia;

Equipe de:

cirurgia;

Equipe de:

enfermagem;

Equipe de anestesiaà é formada por médicos anestesiologistas repensáveis por todo ato anestésico com atribuições de fazer a avaliação pré - anestésica do pct em sua unidade de internação e a prescrição da medicação pré-anestésica.

É também da responsabilidade planejar e executar a anestesia, providenciar todos os materiais, equipamentos e medicação necessária , controlar as condições clínicas e anestésicas do pct no período de cirurgia.

Ao término da cirurgia envia-lo a unidade pct de recuperação pós-anestésico até o pct estar nas condições normais para retomar a unidade de origem .

Equipe de cirurgiaà é a equipe responsável pelo procedimento cirúrgico composto por :

Médico cirurgião responsável pelo ato cirúrgico. Cabe a ele planejar , executar e manter a ordem no campo operatório.

Médico assistente: é o que auxilia a cirurgia de pendendo do porte da cirurgia é necessário mais do que um assistente .

Instrumentador cirúrgicoà é responsável pelo preparo da mesa de instrumental . Fornece os instrumentais ao cirurgião, e seus assistentes mantendo a mesa de instrumental sempre em ordem e observar para que ñ falte nada.

Equipe de enf.à responsável pelo planejamento e gerenciamento relativo aos materiais e equipamentos necessários l

Enfermeiro :

responsável pelo planejamento e gerenciamento relativo aos materiais e equipamentos necessários .

Técnico de enf.:

auxilia diretamente a enfermeira é de sua função testar o funcionamento de todos os equipamentos , controle de material esterilizado, verificar prazos de validade e atuar também como Instrumentador cirúrgico ou circulante de sala.

Circulante de sala:

desempenhado pelo aux. de enf. suas funções são : atendimento direto das solicitações da equipe médica no decorrer do ato cirúrgico, verificação e controle de todos os equipamentos exigidos pela cirurgia l





4

A assistência de enfermagem ao pct é muito importante no decorrer de todo procedimento cirúrgico cujas etapas são:

Pré-operatório:

Antes do ato cirúrgico.

Trans-operatório:

Durante o ato cirúrgico.

Pós-operatório:

Após o ato cirúrgico.




A equipe de enf. deve transmitir segurança ao pct ser consciente nos cuidados de enfermagem prestados bem como o conhecimento das necessidades físicas, biológicas e sociais do pct.

Técnicas assépcas e paramentação cirúrgica

Toda a equipe que atua no cc sejam elas médicos ou enfermeiros, devem estar atentos para a manutenção das regras básicas de assepsia e antessepsia .

Todos devem ser vigilantes constantemente sobre o seu próprio comportamento como também sobre o dos demais componentes das diversas equipes.

A equipe cirúrgica é considerada a fonte mais comum de infecção bacteriana .

É necessário cuidados como barreiras de proteção . No cc as principais são a utilização de campos cirúrgicos e aventais estéreis , gorros, máscaras de proteção e propés.

Todas as pessoas devem usar roupas apropriadas , devem cobrir no máximo possível a área cutânea , tendo porém mangas curtas até acima dos cotovelos .

A higienização de toda a equipe cirúrgica exige procedimentos executados com técnicas padronizadas .

Pct na SO

Deve Ser recebido cordialmente pela equipe de enf. , que confere seus dados pessoais e seu prontuário, verifica todos exames e anotações pré-operatórias.

Aplicação da medicação pré-anestésica, SSVV , retirada de prótese e jóias ver problemas alérgicos e condições físicas e emocional do pct .

O pct deve ter os cabelos protegidos com um gorro.

A transferência do pct da maca para a mesa cirúrgica é feita igualando as alturas da maca e da mesa de cirúrgica e encostar um na outra .

Deve se verificar se a área operatória está devidamente preparada realizando a tricotomia se necessário e manter o pct aquecido e protegido até a entrada da equipe cirúrgica .

5

Posição do pct.

É determinado pelo anestesiologista ou cirurgião .

A equipe de enf. deve ter em mãos acessórios que auxiliem na melhor posição do pct.

A posição cirúrgica é aquela em que o pcte é colocado após ser anestesiado levando em conta principalmente a via de acesso cirúrgico.

As posições cirúrgicas são : dorsal ou decúbito dorsal , ventral ou decúbito ventral, posição lateral ou decúbito lateral , posição ginecológica .

Outras posições são especificadas para determinada cirurgia , seus objetivos são; prevenção para problemas futuros , não comprimir terminações nervosas, não forçar posições de braços ou pernas , protegê-lo do contato com superfície metálica , proteger as proeminências ósseas ; principalmente em pcts idosos para evitar formação de escaras e cuidar para que os membros ñ fiquem pendentes em cima da mesa de operação.

Tempo cirúrgico ou Operatório

Os tempos cirúrgicos ou operatórios dividem-se em : direse, hemostasia , exerese e a cirurgia propriamente dito.

Diérese; é o rompimento dos tecidos , podem ser classificais em física qdo feito pelo bisturi elétrico e mecânico qdo feito pelo bisturi cortante ou pontiagudo .

Os principais tempos da diérese são : incisão da pele , desdobramento da pele e subcutânea, abertura do apone superficial e afastamento do músculo.

Hemostasia; é o processo pelo qual se impedi o sangramento e é feita mediante fios cirúrgicos e suturas mecânicas , esponjas absorvíveis e unidade de elétro-cirúrgia.

Fios cirúrgicosà são utilizadas para ligaduras de vasos sangüíneos com objetivo de acelerar a cicatrização das diversas camadas de tecidos. Se classificam em absorvíveis e ñ absorvíveis .

Suturas mecânicasà é constituida de um aparelho disparador de clips metálicos que efetuam a sutura automaticamente

Esponjas sintéticasà São utilizadas qdo há sangramento de difícil acesso .

Eletrocoagualçãoà Consiste na oclusão dos vasos sangüíneos e linfáticos , através da solidificação das substâncias proteiticas ou de retração dos tecidos .

Exerese e Sintese; A face de exerese ou tempo cirúrgico propriamente dito e pode ser classifícado em : deslocamento , dessecação ligadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário