segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A limpeza é essencial antes da desinfecção e esterilização. A limpeza deve ser feita com água desmineralizada ou destilada e sabão neutro ou detergente enzimático.

Seu principal objetivo é a remoção de matéria orgânica do instrumental. Este processo deve ser iniciado o mais rápido possível. Tão logo os instrumentais acabem de ser utilizados, devem ser submetidos a processo de limpeza para remoção de resíduos orgânicos (sangue, pus, gorduras), substâncias químicas (água oxigenada, álcool, éter, iodo, etc.) e outras secreções.

Quanto mais tempo demorar a se iniciar este processo, tanto mais dificuldade se terá para remover os resíduos fixados aos instrumentais.

Por conseguinte, naqueles instrumentais com áreas críticas de limpeza e áreas de difícil acesso, pode ocorrer a retenção de tecidos orgânicos e depósito de secreções ou soluções químicas e desinfetantes. Os Instrumentais novos que nunca foram utilizados e instrumentais que estejam retornando de manutenção ou conserto devem ser, primeiramente, lavados e inspecionados antes de serem levados à esterilização, seguindo essas etapas:

• Separar os instrumentais mais delicados e em pequenas quantidades. Esta separação é necessária visando a preservação desses instrumentais. Colocá-los em cestos furados e nunca devem estar misturados com instrumentais mais pesados. Deve-se levar em conta que os instrumentais que estão embaixo não devem ser pressionados com o peso dos demais.

• Os instrumentais com articulação, tais como tesouras, pinças, porta-agulhas, devem ser colocados em cestos furados em posição aberta. Os maiores, tipo afastadores e os instrumentais desmontáveis, devem ser desmontados para limpeza e lavagem e cada componente lavado isoladamente.

• Os procedimentos de limpeza devem ter uma padronização adequada, a fim de evitar a disseminação de contaminação e danos ao instrumental.

PRÉ-DESINFECÇÃO

O funcionário, após estar devidamente paramentado (EPI - Equipamento de Proteção Individual - óculos, máscara, gorro, bota, avental impermeável de manga longa e luva), deve também utilizar soluções químicas desinfetantes que são ativas em contato com matéria orgânica.

Evite misturar soluções diferentes e jamais utilize hipoclorito de sódio em artigos metálicos.

Após a pré-desinfecção, que pode durar de 10 a 30 minutos (dependendo da solução utilizada), é realizada a lavagem das peças, que pode ser manual ou com equipamento apropriado.

PRÉ-LAVAGEM e LAVAGEM

• O funcionário após estar devidamente paramentado (EPI - Equipamento de Proteção Individual - óculos, máscara, gorro, bota, avental impermeável de manga longa e luva), colocará o instrumental impregnado com matéria orgânica em cestos furados para serem imersos em água na temperatura de 40° a 45°C. e solução de fenol sintético ou solução enzimática em concentração e tempo determinados pelo fabricante.

• Os instrumentais após serem retirados da solução enzimática, deverão ser passados por um enxágüe direto em jato de água desmineralizada ou destilada, para remoção de resíduos. Nunca ultrapassar 45°C. Os instrumentais expostos a temperaturas mais elevadas causam a coagulação de proteínas contida no sangue e outras secreções, dificultando o processo de remoção de sujeiras presentes no instrumental.

• Após esta prévia lavagem, será efetuado o processo de DESINFECÇÃO, através da eliminação de microorganismos. O instrumental deverá estar aberto ou desmontado para serem imersos em solução desinfetante e água em temperatura ambiente (desinfecção química) ou em banho aquecido (desinfecção termoquímica). O tempo de imersão e temperatura da água durante a operação e a diluição do desinfetante empregado deve ser seguido conforme determinação do fabricante.

• Retirar o instrumental desta solução e passar por outro enxágüe direto em jato de água desmineralizada ou destilada.

• Lavagem manual

• Lavagem por ultra-som

• Lavagem por lavadora termodesinfectadora (limpeza automática)

• Enxaguadura

• Secagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário